Decoração com Velas





As velas têm um grande poder em nossas vidas desde que, em muitas ocasiões elas fazem parte de rituais e desde sempre foram usadas com as mais diferentes finalidades. Elas vêm dos tempos remotos quando ainda não existia a energia elétrica, usadas no dia a dia e de forma especial eram a marca de um jantar romântico, tanto que essa idéia se mantém até hoje tendo se tornado indispensável o uso de velas sempre que pretendemos dar aquele ar especial a um ambiente. As idéias do uso de velas em jantares românticos são brilhantes, porém elas também se fazem presentes em diversos eventos, em hotéis, em restaurantes sempre trazendo ao local uma atmosfera mágica. Em casa sempre que queremos criar um clima de romantismo, elegância e bastante acolhedor, é só recorrer ao antigo hábito do uso de velas para garantir um estilo único e muito chique na decoração.

Como Fazer?

É preciso saber fazer uma decoração com velas de modo que estas possam dar aquele destaque especial e chique que desejamos para ocasiões especiais. Uma das idéias mais simples, porém bastante criativa é a criação de um espaço com um aglomerado de velas onde todas devem ser de tamanhos diferentes, porém devem ter a mesma forma e a mesma cor. Uma escolha inteligente pode ficar por conta de velas brancas ou então marfim, pois além de proporcionar uma sensação reconfortante dificilmente vai desagradar o gosto de alguém e assim eliminamos riscos. Esta é uma idéia que pode ser posta em prática na mesa onde será servido um jantar e ao lado das mesmas podem ser colocadas folhas ou até mesmo pedaços de algumas frutas o que melhora em muito o visual do arranjo, dando a noção de requinte e fartura.

Velas Flutuantes

Outra maravilhosa idéia pelo efeito fantástico que podemos dar a esta decoração. Neste caso coloque as velas de decoração bem no centro da mesa e dentro de um vidro com água. Esta é uma idéia brilhante que pode ficar melhor ainda se colocarmos pétalas de rosa dentro desta água que junto com as velas acesas dão um efeito incrível e desta forma ou com algumas pequenas variações esta é uma idéia da qual podemos tirar muito proveito na hora da decoração com velas que tanto embelezam qualquer ambiente.


Em que Ocasiões Podemos Usar as Velas

As ocasiões em que podemos usar as velas na decoração são as mais variadas como é o caso de casamentos para enfeitar mesas no local da festa, a igreja, o quarto dos noivos, enfim são muitas as opções. Em aniversários temos também muitas propostas interessantes, ou seja, as velas podem ser usadas no momento e no local que desejarmos, pois elas acrescentam brilho a qualquer decoração

Como Panejar o Espaço da Área de Serviço



Como as áreas dos imóveis estão cada vez menores, a maior prejudicada quase sempre é a área de serviço. Veja aqui umas dicas de como racionalizar o uso do pouco espaço.

Isole o ambiente
Apesar de ser uma recomendação quase impossível para os projetos dos apartamentos atuais, o ideal é que a lavanderia não fique grudada na cozinha, para que as roupas lavadas não fiquem com cheiro de comida.
Se este for o caso, coloque uma porta entre a cozinha e a lavanderia.

Escolha o piso adequado
Escolha pisos resistentes à água e deixe uma base de alvenaria de aproximadamente 10 centímetros para os armários que estiverem próximos ao chão. Assim, eles não estragam com a umidade.

Verifique a ventilação
A área deve ser muito bem ventilada para que as roupas possam secar bem. Para isto, a presença de uma boa janela é fundamental, pois ela garante ventilação e iluminação natural.
Certifique-se de que o varal fique bem perto da janela. Planeje uma janela que tenha um tamanho igual à pelo menos um quinto do total da área de serviço.

Verifique a iluminação
Use lâmpadas fluorescentes, pois iluminam melhor e não esquentam.
Certifique-se que o tanque, a máquina de lavar e de secar e a tábua de passar roupa recebam boa iluminação.
Ao planejar a área de serviço, lembre-se de colocar uma tomada para cada eletrodoméstico. Não sobrecarregue a parte elétrica utilizando adaptadores de tomada. O ideal é já pensar na disposição dos aparelhos antes de começar a construção. Se já tem uma lavanderia com tomadas insuficientes e mal distribuídas, chame um eletricista.

Deixe as áreas de passagem livres

Coloque ganchos para pendurar as vassouras e rodos.
Coloque os cestos de roupas, material de limpeza e baldes em armários.
Instale prateleiras caso não tenha armários suficientes.
Deixe os armários, máquinas e o tanque encostados na parede para não atrapalhar a movimentação no ambiente.
A tábua de passar roupa deve ser do tipo que pode ser recolhida quando não está sendo usada, para não ocupar espaço.
Os varais internos também devem ser do tipo suspenso.


Organize os objetos de modo prático

Tenha pelo menos dois cestos grandes separados. Um para roupas sujas e outro para roupas limpas. Além disso, coloque um cabideiro, próximo à tábua de passar, para pendurar as roupas passadas e
utilize um organizador suspenso, perfeito para separar e organizar as roupas secas a serem passadas.
Existem também suportes para se pendurar o ferro e a tábua de passar juntos, assim ficam em um só lugar e ocupam menos espaço.

O ideal quando for guardar os produtos de limpeza é já deixá-los organizados por tipo e utilização: detergentes, limpeza pesada, etc.
Você também pode aproveitar o espaço para ter uma pequena lixeira para coleta seletiva e fazer com que todos da casa separem os itens que vão para reciclagem; hoje há modelos modernos que combinam com diversos ambientes da casa.

Lareiras Como decoração e design



As fotos de lareiras acima apresentam diversos estilos neste tipo de construção.São apresentadas lareiras de pedra desde o estilo Luiz XIV até o estilo contemporâneo.

Como um elemento necessário às moradias de regiões frias, a lareira pode possuir diversos tamanhos de acordo com as dimensões do ambiente que deve ser aquecido.

Já a decoração de uma lareira ocorre pela idéia de que ela seja um centro de atenção através do qual objetos e mobiliário se distribuem de uma maneira uniforme ao redor dela.

Quanto aos tipos, as apresentadas são lareiras à lenha, podendo haver outros como lareiras à gás e elétricas.

Se você possui uma lareira observe atentamente estes exemplos, e a forma como eles estão decorados. Se vai ornamentar com algum material, eles mostram como a pedra, além de um custo menor, oferecem uma boa opção de transformar seu ambiente criando um belo ponto focal destacado principalmente pelo belo design destas lareiras.

Decoração Com Sofás



Eles compõem o trio mais importante da sala e determinam o estilo do ambiente. Fazer boas escolhas, portanto, é meio caminho andado para um resultado de sucesso. Os três também costumam consumir a maior parte do investimento reservado à decoração, o que só aumenta a necessidade de uma seleção cuidadosa. Para ajudar você, apresentamos seis salas assinadas por arquitetos e decoradores e desvendamos os segredos de suas combinações bem orquestradas. Aproveite ainda as sugestões de compra de sofás, tapetes e tecidos para cortina, inspiradas no visual de cada espaço.
Basta olhar a foto para não restar dúvida: o elemento mais forte da sala é o tapete. “A estampa gráfica e graúda é uma ousadia e, para que ela pudesse acontecer, o projeto partiu de itens muito básicos”, conta a arquiteta Fernanda Abs, autora da decoração com o sócio, Fred Benedetti. A primeira escolha foi a dupla de sofás de linho branco. “Gostamos de estofados neutros, que abrem inúmeras possibilidades de combinação”, diz a arquiteta. Em seguida, veio a definição da cortina, que, segundo Fernanda, está na justa medida entre simplicidade e sofisticação. “Simples não quer dizer simplório. Escolhemos um linho de qualidade, usamos bastante tecido para dar volume, fizemos uma barra de 50 cm de altura e criamos uma caixa, que serve de moldura. Tudo isso confere importância à peça.
A criação desta sala trilhou um caminho pouco convencional, pois teve início com a seleção do tecido da cortina. “Queria colocar um elemento de impacto no ambiente. O veludo cor de vinho cumpre esse papel, além de resolver um problema: ele esconde a vista para a casa do vizinho”, diz a designer de interiores Luciana Penna. Quando os moradores desejam deixar o espaço mais iluminado, recolhem a cortina e mantêm fechado apenas o forro de gaze de linho. Para evitar que o tom escuro tornasse o visual pesado, Luciana optou por um sofá claro, de algodão tramado creme. O tapete chegou por último. “Experimentei vários até encontrar o modelo ideal. Este kilim tem uma estampa geométrica interessante, tamanho proporcional ao espaço e suas cores puxam o vinho da cortina e o azul das cadeiras.”
Na seleção dos tecidos desta sala, as designers de interiores Andréa Bugarib, Betina Barcellos e Karina Salgado aplicaram uma receita que funciona: as tramas têm harmonia de tons e variedade de texturas. “O veludo da cortina e o linho do sofá ficam dentro da gama do verde-fendi, mas o toque dos dois é diferente. Assim, o visual se torna mais elaborado e escapa da mesmice”, explica Andréa. Para não destoar, o forro de voal da cortina, em vez de ser branco, puxa para o creme, o que propicia uma transição suave de cores. O tapete listrado, que finalizou a composição, também foi eleito porque suas tonalidades falam com o restante do ambiente. “Sempre que usamos um modelo com estampa, ele traz no desenho alguma cor que combine com o sofá. Neste caso, são as listras esverdeadas.”
Cortina e parede costumam seguir o mesmo tom nos projetos do arquiteto Antonio Ferreira Jr. “Acho que a função da cortina é vestir a parede, sem ser um elemento de grande destaque. Por isso, prefiro diluí-la na cor aplicada à alvenaria”, afirma. Após resolver que a janela de sua sala seria fechada por um voal branco, o arquiteto tratou de compor a parceria entre sofá e tapete. “Digo que essa dupla precisa ‘conversar’ nos tons e na trama. Neste caso, optei por um chenile verde-fendi para o estofado e por um tapete de lã em uma tonalidade mais baixa dessa cor. O objetivo foi clarear o piso do apartamento, que é de madeira escura”, ensina. Com uma estampa gráfica que remete ao modernismo,
o tapete desempenha ainda o papel de reforçar o estilo vintage que perpassa o ambiente.
O casal de moradores queria uma sala contemporânea e tinha especial predileção pelos tons escuros. Com base nessas informações, as arquitetas Lilian Melo, Flávia Wahba e Patsy Rieper montaram uma paleta de cores do ambiente, já incluindo amostras do veludo da cortina e do linho dos sofás. “As sugestões foram apresentadas a eles acompanhadas de um layout do ambiente e de fotos dos móveis”, conta Patsy. Aprovadas as primeiras opções, a definição do tapete precisou de mais algumas conversas. “Como estávamos trabalhando com tonalidades neutras, mas pouco luminosas, e com um visual bem moderno, a ideia era trazer um tapete que clareasse o espaço e criasse um contraste de estilos”, diz Patsy. Ao experimentar alguns modelos no local, o casal se encantou por este aubusson antigo.
A decoração começou pela escolha dos sofás: confortáveis, espaçosos e revestidos de lã em um tom chique, entre o bege e o cinza. “Esta sala é generosa e pede móveis grandes. Quando trabalho com peças volumosas, prefiro que elas sejam de uma cor neutra”, diz a designer de interiores Marília Brunetti de Campos Veiga. Com uma amostra do tecido dos estofados em mãos, ela procurou um tapete de tonalidade o mais próxima possível. Encontrou-a em um modelo de náilon, feito sob medida. “Acho que o tapete nunca pode ser totalmente branco, pois deixa a sujeira aparecer. Além desse cuidado, sempre seleciono materiais laváveis”, explica. A cortina é de tafetá de seda, em uma gradação mais clara do tom predominante. “O trio compôs uma base versátil, que permite ousar nos demais tecidos e acessórios.”

Saiba Quando Vale a Pena Fazer Móveis Sob Medida e Veja Dicas Para Acertar no Projeto




Fazer móveis sob medida, em marcenarias, tem suas vantagens. Mas pode ser um negócio arriscado caso você desconheça algumas informações básicas. Uma delas é a de que, nem sempre, móveis planejados são mais caros que os prontos. E, quando são, a relação custo benefício pode valer muito a pena. Outra é a recomendação do acompanhamento da "obra" por um profissional que faça a ponte entre você e a marcenaria escolhida. Nesta entrevista, o arquiteto e designer de móveis César Sanpedro dá algumas dicas para quem pretende investir em projetos customizados sem cair em ciladas.
Armários embutidos, de quartos ou cozinhas, são sempre bons de encomendar. Isso porque você pode personalizar o projeto: escolher a quantidade de gavetas, o tamanho de cada uma delas, o melhor aproveitamento do espaço que você tem em casa. Existem empresas que trabalham com módulos, com soluções-padrão. Em uma marcenaria você pode encomendar o projeto que tem na cabeça. Mas é preciso saber muito bem o que se quer. Caso contrário, essa pode ser uma empreitada frustrada.
César - Acho arriscado porque a pessoa tem de ter o acompanhamento de um arquiteto ou decorador, principalmente em trabalhos maiores. É ele quem vai traduzir o que o cliente quer para a marcenaria e apontar eventuais soluções para que o marceneiro possa executar o projeto com sucesso. Ir direto ao marceneiro é um caminho complicado, porque nem sempre ele terá condições de assessorar adequadamente o cliente. Muitas pessoas chegam com idéias lindas que viram na revista e querem reproduzir em suas casas. Mas nem sempre o projeto da revista é o mais adequado para o espaço que você dispõe. Um profissional vai alertar você antes, sugerir adaptações ou até outras idéias que podem até agradar mais, mas que por falta de informação o cliente desconhece. Neste caso, o projeto pode ficar mais caro, mas o resultado é sempre melhor porque você evita erros no final.

César - Uma das situações mais complicadas nessa área é trabalhar com a madeira maciça. Isso porque existem poucas marcenarias especializadas em uma matéria-prima realmente confiável. O que acontece muito é a marcenaria trabalhar com madeira maciça ainda úmida. A madeira maciça precisa estar muito seca para ser trabalhada e não é fácil encontrar esse tipo de matéria-prima no mercado. O resultado é que, ao trabalhar com a madeira ainda úmida o móvel pode, depois de pronto, empenar e apresentar fissuras que irão comprometer todo o projeto. É um erro achar que só a madeira maciça tem qualidade. É claro que tem, mas hoje 90% das estruturas para móveis são feitas com compensado ou MDF revestido com lâminas de madeira - e que podem ser de boa qualidade, por isso optar por uma marcenaria confiável, com referências de projetos que você tenha gostado ou boas indicações de arquitetos ou decoradores é muito importante. Particularmente, recomendo madeira maciça apenas em móveis que sofrem muito impacto no dia-a-dia, como tampos de mesas de jantar ou mesas de centro.

Decoração de Casa de Praia



Este ano são muitas as novidades na Casa Cor. Muda o cenário: no lugar dos tradicionais casarões ou espaços históricos da cidade, 4 galpões de uma antiga fábrica abrigam três áreas distintas - Casa de Campo, Casa de Praia e Casa Urbana. Muda o elenco: estrelas como Sig Bergamin e João Armentano saem da mostra e abrem espaço para novos arquitetos brilharem. Muda o programa: agora os visitantes podem curtir a mostra também depois de encerrado o expediente. Isso porque um simpático Lounge Bar ficará aberto até a 1h da manhã todos os dias - bom programa para quem quiser dar uma esticadinha com um drink ou até jantar.

Não mudam: as tevês com tecnologias modernas, de plasma, de cristal líquido ou DLP. Numa espécie de revanche do ano passado, quando elas tiveram seu número reduzido na mostra, este ano elas aparecem em praticamente todos os 85 ambientes da Casa Cor. Da sala de tevê (o lugar mais óbvio) ao banheiro das crianças - que não só tem uma tevê de cristal líquido, mas também um videogame!!! Mas o exagero faz parte do show dos arquitetos e decoradores.

Eu particularmente prefiro o esquema da Casa Cor mais caseiro. Mas o espetáculo cenográfico desta edição, apesar de um pouco claustrofóbico, tem seu lado interessante. A divisão dos cenários em três tipos de casas: campo, cidade e praia ajuda o visitante a se orientar durante o passeio. E por ser um ambiente plano, sem divisão de andares, o evento torna-se mais inclusivo, acessível também para portadores de deficiência - o que é excelente.

A parte chata é a falta de espaços convidativos para dar um tempo entre um ambiente e outro. No ano passado, o espaço reservado ao Café com Pão de Queijo, em frente à piscina, era um ótimo descanso para os olhos e para as pernas dos visitantes - com a incrível vantagem de ainda ser em uma área aberta.

No que mais nos interessa, que é a decoração, o evento não traz muitas surpresas, mas algumas boas fontes de inspiração - principalmente no que se refere ao uso dos materiais. As paredes são o grande destaque, com revestimentos que variam da madeira à pedra. Há novos materiais bem interessantes também, como um novo tipo de aço inox utilizado como substituto dos espelhos no banheiro - ele não embaça com o vapor do chuveiro. Já no quesito estilo... Digamos que os ambientes estão um pouco parecidos demais. E um dos atrativos da Casa Cor é justamente a pitada de ousadia de alguns arquitetos e decoradores.

Decoração de interiores : Tons de bege


Em meu artigo anterior escrevi sobre os serviços ditos "gratuitos", oferecidos por muitos fornecedores de produtos de decoração, que levam uma parte do público a desvalorizar o serviço prestado por profissionais de interiores.
Um belo e típico espaço de mostra no Brasil: tudo neutro.
Ao final do mesmo, alertei que muitas questões referentes ao exercício de nossa profissão precisam ser esclarecidas ao público e citei uma certa "pasteurização visual" que venho percebendo nos últimos tempos em diversos ambientes, alvo de trabalhos profissionais, exibidos em revistas e em mostras de decoração. Trata-se de uma questão estética que, penso, nos interessa refletir a respeito.

Temos visto o aumento do número de mostras de decoração em todo o país, e de seu poderio também. Se visitarmos qualquer banca de jornais é fácil observar o quanto o mercado publicitário se "alimenta" do que acontece no mercado de decoração: são inúmeras publicações no ramo, cada uma mais bonita e melhor apresentada que a outra, todas estampando na capa o que se acredita ser "a última tendência da moda-casa".
É claro que toda esta mídia em torno do mercado de interiores nos beneficia, mas também tem evidenciado uma certa "mesmice" no que vem sendo executado. Dos mais luxuosos aos mais simples, muitos projetos de interiores têm sido feitos totalmente em tons neutros e, num país colorido como o nosso, isso é um tanto estranho.

Decore o Quarto do Seu Bebê



Qual mãe não gostaria de preparar um lindo quarto para o nenê que chega ao mundo? Mas cuidado para não exagerar na extravagância. O bebê precisa sim de um ambiente aconchegante, e não um lugar cheio de cores.

“Não enfeite demais o quarto, o excesso traz confusão visual e acúmulo de pó”, analisa a arquiteta Carla Arigón Felippi.

Alguns pontos devem ser observados na hora de decorar um quarto. Primordialmente, o bebê necessita de um ambiente tranqüilo, especialmente nos primeiros meses, para lhe assegurar proteção de ruídos e de aberturas repentinas de portas e janelas.

Em segundo lugar, a área reservada ao recém-nascido deve ser de fácil acesso, para atender o bebê com rapidez quando necessitar. Uma boa opção para começar a decoração do quarto é planejando a distribuição dos móveis. Todos os móveis devem ser práticos e revestidos com materiais laváveis e resistentes, independente do estilo escolhido.

Uma dica importante da arquiteta: “Faça uma linha reta entre a janela e a porta do quarto para descobrir o caminho da corrente de vento. Posicione a cama ou o berço fora deste espaço. A partir daí, distribua o guarda-roupa e bancadas”.

Confira algumas dicas que podem ser de bastante utilidade:

a-) Poltronas podem ser de abrir transformando-se numa cama auxiliar, muito útil no caso de quartos para bebês. É importante acostumá-los em seu próprio quarto. Se você for dormir lá nos primeiros meses ficará mais fácil sair do quarto da criança, que estará ambientada. Claro que isso não é uma regra.

b-) Encostar a cama numa das paredes laterais, libera o meio do quarto e possibilita a montagem de casinhas, cabanas e trens que podem ficar montados de um dia para o outro!

c-)Paredes livres ou portas que recebem cestas de basquete e adesivos de amarelinha no piso estimulam o gosto por brincadeiras que exercitam.

d-) Beliches com escadas divertidas, descidas com tubos e almofadas coloridas pelo chão são toques bem humorados, que ainda economizam espaço.

e-) Procure evitar a instalação de videogames e tvs, quanto menor a exposição visual, menos a criança lembra deles! Dificulte o acesso!

f-) Equipamentos de som são interessantes neste cômodo, pois a música pode servir para marcar a hora do banho, do sono, do passeio, isso é muito importante para as mães se comunicarem com os bebês, que assim ficam sabendo a próxima atividade que será executada.

g-) Cores mais suaves que não agitam tanto as crianças, e são muito úteis na hora das brincadeiras tranqüilas, que diminuem o ritmo antes de dormir. Dimers regulam a intensidade de luz, já que luminosidade é outro item importante.

h-) Espelhos estimulam o desenvolvimento, pois a criança observa sua
movimentação, a fala e gestos; use-os colados na parede para eliminar riscos de quebra.

”Tapetes de borracha antialérgicos, cortinas removíveis e laváveis, móveis sem quinas e piso revestido de vinil ou laminado plástico para evitar poeira completam o conjunto e oferecem segurança”, recomenda Carla.

Dicas

0 a 2 anos - O essencial para o quarto do bebê é o berço, cômoda (para ser utilizada como trocador e guarda-roupa) uma poltrona para amamentar, cesta para suporte, lixeira e uma iluminação adequada.

2 a 7 anos – O ambiente deve incentivar e motivar o desenvolvimento mental da criança. Habilitar o espaço com um local para o descanso, outra para as brincadeiras e uma área para guardar os brinquedos é uma forma de ensinar-lhe, desde pequeno, a se organizar.

7 a 9 anos – Aqui uma área para o trabalho é essencial. Uma escrivaninha em lugar bem iluminado, de preferência é junto à janela, mesmo que não tenha luz natural.


Decoração Com Vasos Para Residências ou Jardim



As imagens a seguir apresentam alguns elementos para uma idéia de jardinagem. Na verdade são vasos decorativos que podem ser utilizados de diversas formas e lugares para proporcionar frescor e acima de tudo contato com a natureza.

As primeiras mostram vasos de cerâmica que são ideais para criação de um jardim vertical. Apresentado na Feira Internacional de Milão de 2009 eles possuem a capacidade de se fundirem em pequenos espaços criando uma sensação de frescor proporcionando uma melhor qualidade do ar. Fornecem também um belo aspecto decorativo e lúdico ao ambiente e para saber mais sobre eles acesse via.

Já as mostram vasos cujo projeto pertence à Design Night e que se destinam a ao cultivo de diversos tipos de plantas. Com formas orgânicas este tipo de vaso oferece compartimento a diversos tipos de plantas em diversas profundidades de raízes. Projetado em um complexo de seis moldes, ele apresenta três furos para drenagem.

Decoração Com Tapete


Quando o tapete estampado fica sob os sofás, há uma tendência em que a composição fique um pouco mais pesada no conjunto. Mesmo que as variações no desenho não sejam encobertas,
Quando pelas dimensões do tapete, não for possível evitar esse tipo de situação, o ideal é que o sofá seja liso, para evitar o confronto entre estampas.
Os tapetes devem ter tamanhos compatíveis com o mobiliário a sua volta ou sobre ele.
de tapete, certa forma generosa, a volta do mobiliário que está sobre ele. Caso contrário, o resultado será a sensação de um tapete mal dimensionado para o local.
Ao soltarmos mais o tapete do mobiliário e colocarmos afastado do sofá, o conjunto ganha mais leveza e cada peça mantém sua identidade. Esse tipo de recurso torna-se ainda mais necessário quando além do tapete
os sofás também são estampados. Nesse caso, um afastamento entre os dois irá evitar um confronto maior entre as estampas.
Outras dicas:
Quando há mais de um tapete no ambiente, eles devem ser diferentes, mantendo alguma cor básica entre si para que haja harmonia.
Tapetes podem ser colocados sobre qualquer tipo de piso, inclusive sobre carpetes.
Jamais encoste um tapete no outro. Preserve um certo espaçamento entre eles para que possam ser valorizados.
Para áreas de maior circulação escolha tapetes com estampas mais intricadas e cheios de detalhes. Dessa forma a manutenção será mais espaçada.
Leve em consideração as cores da decoração para a escolha dos tapetes. Se quiser contrastes use outra cor, mas procure repeti-la no ambiente em forma de almofadas ou xales, por exemplo para obter harmonia.

Decoraçâo Com Cortina


Para decorar seus ambientes, é muito importante o uso das Cortinas. As cortinas têm uma função além de estética, funcional. Elas deixam seu ambiente mais aconchegante e bonito além de participar da composição das cores do espaço em questão, por exemplo, um living, onde todos os tecidos se combinam; o do sofá, das almofadas, das cortinas, do tapete, enfim, e assim criam uma atmosfera de conforto e equilíbrio.

As cortinas formam uma barreira entre o exterior e o interior do ambiente. Filtram a luz do dia, e assim conseguem criar uma certa harmonia dentro do espaço interno, com relação a intensidade adequada de luz que irá entrar no ambiente em questão.

Além disso, elas ainda têm a função de trazer maior intimidade para o espaço, já que criam barreiras visuais entre o lado externo e o interno decorado.
Como exemplo, podemos citar o uso de cortinas especiais, chamadas de blackout usadas em salas de home theater, que bloqueiam a passagem total da luz para dentro do ambiente, e criam a atmosfera adequada para um “cinema”.

Na hora de escolher sua cortina, atente para o tamanho do vão a ser coberto.
É muito importante aqui calcular pelo menos 15 a 20 centímetros a mais em cada lado da janela, ou porta em questão.
Por exemplo: se seu vão de janela tem 1 metro, calcule um vão de 1,40 metros no mínimo na largura.
Na altura, a cortina deve ser instalada acima da janela, considerando o tipo de acabamento a ser usado (leia a seguir).

Pode ser usada em ambientes como escritório, suítes, sala de jogos, cozinha ou até um lavabo. Nestes tipos de ambientes também podem ser usadas cortinas curtas, cobrindo o vão da janela, mas, deixando no mínimo os 15 a 20 centímetros de tecido abaixo do final da janela (barra da cortina), na altura.

Para os ambientes das áreas sociais, mais nobres da casa, por exemplo, living e sala de jantar, além da suíte master, cabe outro tipo de aplicação: procure usar o vão da parede toda, além do vão da janela; se possível, para dar um caimento bom na cortina, além de emoldurar o espaço e aumentar a sensação de um lugar aconchegante.
Nestes ambientes, sempre usar as cortinas de cima, mais compridas na parte inferior, para ampliar mais o pé direito do espaço.

Para pendurar a sua cortina existem diversas maneiras diferentes, que dão um toque especial ao seu ambiente, de acordo com a decoração em geral usada, o tipo de mobiliário escolhido, e até a forma como será usada no dia-a dia.

Decoração Com Papel de Parede


Quando pensamos em decorar ou redecorar um novo ambiente, imaginamos objetos, móveis, quadros, iluminação e a pintura, neste momento lembramos do trabalho e dor de cabeça que dá para proteger pisos, e todos os outros objetos e ambientes da casa. Quando você escolhe o Papel de Parede como revestimento para o ambiente, você elimina de imediato metade dos problemas. Entre as inúmeras opções de padrões de cores, texturas, motivos, acabamentos e complementos existentes no mercado, você certamente irá encontrar uma composição que irá valorizar os móveis e objetos já existentes em sua residência. Muito provavelmente, depois de pronto o ambiente, seus convidados vão achar que a mudança foi total .


A maioria dos Papéis de Parede são aplicados com uma cola a base de água, evitando problemas para pessoas alérgicas e crianças.Outra grande vantagem é que a aplicação do Papel de Parede não resulta em pó ou poeira, a não ser a já existente no local .

Nada é tão prático para decorar ou redecorar uma casa como o Papel de Parede. A aplicação é limpa , segura e, principalmente, prática e rápida.Uma sala ou um quarto, pode ser redecorada em apenas um dia, sem a necessidade de remover todos os móveis e objetos do ambiente .
Com a aplicação do Papel de Parede você vai ter conforto em dobro. Primeiro da decoração aconchegante que ele proporciona para os mais diversos ambientes, de uma sala de visitas a um lavabo, de uma simples saleta até sua sala de home-cinema.Conforto também na hora de decorar.Sem aborrecimentos ou transtornoscom sujeira, barulho ou o indispensável pó que pode sujar desde uma simples tela até todo o piso de sua casa .O Papel de Parede, desde que bem aplicado e cuidado, como qualquer outro objeto de decoração de sua casa, tem vida longa.Existem registros de Papéis de Parede, principalmente na Europa e Estados Unidos onde revestimento é amplamente utilizado, aplicados a mais de vinte anos e em perfeito estado de conservação.E nestes países temos um inverno rigoroso, com paredes frias e úmidas, e ainda resistindo perfeitamente aderido próximo aos sistemas de aquecimento das residências e locais públicos .A conservação do Papel de Parede é muito simples e prática.Basta passar um pano úmido sobre a superfície e pronto! É importante limpar imediatamente a sujeira, desta forma você evita problemas na manutenção de sua decoração .
* Escolha o tipo de Papel de Parede mais adequado ao seu projeto.

* Escolha o ambiente por onde você vai começar.

* Determine quanto tempo você poderá dispor para executar a tarefa.

* Não trabalhe pressionado pelo tempo.Tudo que é feito de forma corrida dá margem a imperfeições.


Decoração Com Móveis Antigos


Quem disse que casa com decoração simples, não pode ficar charmosa e bonita?Uma leitora me escreveu pedindo idéias para decorar, no qual fossem usados móveis e acessórios simples e modestos, usando as palavras de Leny.

Ok, pedido atendido, trago pra vocês uma casa super fofa, decorada com móveis retrô (antigos), algumas peças até conseguidas em lojas de móveis antigos (antiquários).Coisas simples com cores brilhantes, nessa decoração foi bastante usado a cor vermelho e amarelo, cores fortes que transmitem alegria.

Veja a linda imagen do apartamento do designer e ilustrador Alex Eben Meyer e sua namorada Anna. As idéias estão sendo dadas, agora é com você Leny, use e abuse da criatividade!

Gesso uma Forma de Decoração


O gesso é um material versátil: ele auxilia nas tarefas de embutir a iluminação, esconder ferragens e disfarçar vigas, além de criar efeitos interessantes, especialmente em forros. Separamos alguas ideias que fazem do gesso um aliado nos tetos de salas, quartos, banheiros, cozinhas, corredores. Considere o uso desse material-coringa em seu projeto, como mostraremos em outra reportagem que foca.
Sua casa ficará ainda mais bonita guando ganhar o forro de gesso no teto veja como sua casa ficará ainda mais decorada. Quando falamos em decoração da casa presisamos olhar os detalhes veja a decoração do teto.
Veja como valorisa o ambiente, aí está a nossa dica.

Sala de Estar


A sala de estar é como um quarto em nossa casa, um espaço necessário e importante, onde podemos entreter os convidados ou hóspedes. Na maioria das casas, a sala de estar é decorada com extremo cuidado e é talvez o ambiente mais bonito da casa. É também um espelho da sua personalidade.

Muitas pessoas acham que a sala de estar precisa ser mantida sempre bem organizada e com uma imagem perfeita para entreter os convidados, porisso esse espaço é pouco usado pelos moradores da casa.

Às vezes, uma sala de estar decorada com muito charme e estilo pode dar uma sensação desconfortável nas pessoas, mas as salas devem ser uma fonte de prazer e relaxamento. É importante que os convidados, bem como os membros da família se sentem confortável com a decoração.


Lugar dos sonhos.


A sala de estar, é um dos lugares onde todos param pra descansar um pouco, conversar, seja com a família ou com visitas.

Dessa forma, acredito que deva ser um dos lugares mais bonitos da casa, por isso, resolvi procurar algumas fotos de sala de estar decoradas, nada se salas de estar surrealistas, mas sim algo que você pode fazer na sua casa. Veja e pode dar lugar aos seus sonhos.

Decoração de Sala de Jantar


A sala de jantar merece um cuidado especial na hora de ser elaborada. Além dos conjuntos que podem ser comprados prontos, é interessante notar como se combinam mesas, cadeiras e lustres, que devem formar uma composição afinada de acordo com o estilo da casa. Esta sala de jantar mostra como fazer isso e dão dicas de como você pode montar a sua. E começamos com uma delas: reserve, ao redor da mesa, ao menos 1 m de espaço para a movimentação das cadeiras e a circulação dos convidados. E para completar, que tal receber seus convidados com louças especiais.

Ilumine Seu Quarto de Casal


A iluminação é um fator fundamental para garantir aconchego e bem-estar em toda a casa. Quando se fala do quarto, essa questão se torna ainda mais evidente: é preciso garantir que o projeto atenda os desejos do casal – é possível que um goste de ler, enquanto o outro prefira dormir, pode-ser querer uma iluminação especial nas cabeceiras ou em nichos que guardam objetos queridos ou ainda foco para facilitar o acesso a armários. Descubra charmosas ideias de iluminação paraseu quarto de casal qual delas atende as suas necessidades. Não sabe por onde começar? A escolha do abajur é um bom princípio.

Quartos para Juvenil e Adolescente Masculino



Deve ser levada em consideração a personalidade do adolescente.

Deve ser levada em consideração também as preferencias por cores, lembrando-se sempre que deve se ter todo cuidado na hora de pintar paredes com cores garridas, como laranja, vermelho, verde, azul, etc. Cores fortes dão sensação de que o ambiente é menor, e também com o passr do tempo tornam-se cansativas. Aconselho o uso de tons claros como o branco ou bege claro, e então valer-se de acessórios ultra coloridos para dar o toque alegre.

Acessórios que podem ser usados para alegrar o ambiente: Pufs Coloridos, Móbiles de Tectos divertidos, Almofadas coloridas, Cortinados coloridos, tapetes artesanais diferentes e coloridos. Procure optar por uma ou duas cores no máximo e trabalhar com cores degradês das cores escolhidas.

Leve em conta que para além de dormir, o adolescente também precisa de um espaço para estudar, com uma secretária moderna e acessórios que facilitem o estudo como iluminação adequada, porta lapis, computador, etc.

Caso você pretenda colocar tv e som no quarto opte por aparelhos de tamanho pequeno, ou médio, sempre de acordo com o espaço que você tem no quarto.

Leve em conta os gostos do seu filho, mas converse com ele sobre o fato de poder-se cansar de alguns estilos de decoração extremamente diferentes, ou de cores garridas.


Quartos Infantis e Juvinis



Estou disponibilizando opções de decoração em quartos infantis, juvenis e de adoslescentes divertidos, animados, criativos, modernos e muito coloridos.
Neste post nós caracterizamos idéias, são imagens que valem umas 1.000 palavras como o velho ditado diz.
Espero que você utilize algumas idéias para seus móveis, quartos, cores, etc.
A maioria das imagens vêm da Europa.

Ambiente Aconchegante


Banheiro, Um Espaço de Luxo É muito bom ter um Ambiente Aconchegante e Charmoso Móveis com Segurança melhor ambiente possível dentro de sua casa. Segundo a opinião de arquitetos e engenheiros a construção e reforma de um banheiro tem que priorizar primeiramente o espaço físico, a ventilação e a iluminação, para que todos os seus equipamentos possam funcionar perfeitamente. Encanamentos de água e esgoto devem ser da melhor qualidade e o projeto hidráulico deve ser perfeito, pois nenhum banheiro poderá ser sequer confortável se sua instalação não funcionar perfeitamente. Depois dessa etapa que é fundamental, é hora de ver os revestimentos e a impermebialização, nesta hora a decoração do banheiro já deve estar definida, para que tudo possa ser harmônico.

Banheiro Ideal

Para quem curte a sua casa e procura fazer dela A Casa Ideal, o banheiro assume um papel muito importante, pois eles são históricamente um lugar de relaxamento, dentro desta lógica esse cômodo tem merecido cada vez mais a atenção dos profissionais e dos proprietários de Imóveis na hora da reforma ou construir. Os banheiros devem ser espaços reconfortantes e passar uma sensação de limpeza. O projeto e design de banheiros e de louças tem um espaço especial nos eventos de construção, e muitos banheiros se transformaram em um espaço de luxo.

Banheiro, Um Espaço de Luxo

Deixe Seu Banheiro Confortável


O banheiro é uma importante área da casa tanto para quem vive nela como para os visitantes, a decoração é de suma importância e por isso trazemos os banheiros decorados para trazer ideias novas e mostrar modelos de banheiros decorados.

Os Banheiros sendo ele no escritorio ou em casa é o espaço onde relaxamos e fazemos a higiene pessoal, enfim um local confidencial, pessoal, projetado para o conforto . O banheiro é uma área que necessita de um planejamento cuidadoso.