Luminárias retrôs para enfeitar a casa



Elas parecem antigas, mas são modernas. As luminárias do designer alemão Frank Buchwald trazem uma nova tendência para o universo da decoração: as peças, que levaram dez anos para ser produzidas, mesclam características atuais e retrôs.

A identidade única de cada um dos 12 modelos faz jus ao trabalho artesanal do artista, conferindo um resultado ímpar e requintado. Aqueles que gostaram da coleção podem se dispor a pagar 10 mil euros pela unidade. As encomendas devem ser feitas no site e demoram quatro semanas para ficar prontas.

38 m² Bem Distribuídos Neste Apartamento



Passados dez anos desde que se mudou de Campinas para São Paulo a fim de cursar engenharia, Alexandre viveu muitas mudanças. Por isso, o apartamento de 38 m² comprado pelo pai para lhe servir de moradia já não combinava com seu momento de vida. “De estudante a executivo que viaja muito, ele agora precisa de um apartamento prático”, diz o designer de interiores Marcel Steiner, contratado para renovar o imóvel. Da primeira ideia, que envolvia apenas a troca dos móveis, logo Alexandre foi convencido a derrubar algumas paredes para fazer o espaço render. A outra providência foi eliminar parte da parede do quarto, que agora se integra à área social e lhe confere ares de loft contemporâneo. Conheça outros projetos de apartamentos de até 100 m².

Paletas de cores de Casa Cor


Observamos as novidades dos catálogos e detectamos seis grupos de cores que vão emplacar em 2010 e 2011. Para ilustrar as combinações, escolhemos ambientes da Casa Cor São Paulo 2010 que mostram como os profissionais têm aproveitado essas tonalidades em seus projetos.

Irradiando luminosidade, as cores vívidas aparecem para contrastar com o cinza urbano, do asfalto e dos prédios espelhados. As tonalidades fortes quebram as combinações tradicionais e trazem otimismo para 2010, a exemplo do Quarto da Jovem Senhora, dos arquitetos Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes. A feira Heimtextil, que aconteceu em Frankfurt, Alemanha, no início do ano, ressaltou as cores primárias – vermelho, azul e amarelo –, mas as mesclas também sobressaem, como ciano, magenta e pink. “Os tons intensos favorecem a criatividade”, complementa Justine Fox, diretora de criação da consultoria Global Color Research para Tintas Iquine. DICA: aplicar a tinta em apenas uma parede proporciona um efeito descolado.

Dicas para ter um jardim bonito e saudável



Ter um jardim vistoso e saudável exige cuidados especiais. A escolha das espécies, o local onde serão plantadas, a periodicidade da rega: tudo isso influencia no resultado final. Nâo adianta aumentar a quantidade de adubo ou de água para que a planta cresça mais rápido. Com jardins, de nada vale a ansiedade. Tudo tem o seu tempo. Confira abaixo algumas lições:

Rega na medida certa
Informe-se sobre a quantidade de água que cada espécie necessita ao longo do dia. Evite regá-las à noite. Sem luz natural, a umidade é maior, o que facilita a proliferação de fungos.

Procure pensar na irrigação antes de as espécies serem plantadas. Dessa forma, não será necessário rasgar o gramado e desfazer canteiros para a instalação de canos e tubos. Mas, se for aguar as plantas com mangueiras comuns, experimente instalar torneiras a cada 20 m. Isso facilitará a rega, ao trabalhar com mangueiras menores.

Adubo calibrado
Calcule bem a dose de adubos e fertilizantes. Preste atenção no rótulo do produto e nas indicações de quantidade e freqüência da aplicação. Aproveite as primeiras horas da manhã para adubar, quando o Sol ainda não esquentou o solo.

Farmácia da terra
A melissa é ótima contra gripes, o orégano é conhecido por propriedades expectorantes e o poejo ajuda a curar inflamações na garganta. Essas e outras plantas medicinais exigem mimos extras, principalmente no verão. Evite tocá-las ou regá-las sob o sol, quando suas folhas estão quentes, pois elas queimam facilmente.

Frutas no jardim
É possível plantar árvores frutíferas no jardim. O segredo está na escolha das espécie. As pitangueiras e acerolas, por exemplo, têm raízes mais delicadas e por isso são ideais para canteiros.

A poda vai ajudar a controlar o tamanho das espécies. Para o pé ficar baixo e gordinho, como um arbusto, o truque é cortar 20 cm dos galhos a cada dois anos, sempre em agosto. Mas ambas exigem paciência, pois crescem 10 cm por ano. Já a seriguela atinge 3,5 m em dois anos.

Terreno florido
As flores precisam de manutenção redobrada. Ela pedem sol o dia todo e necessitam de um lugar com maior incidência de luz. Fique atento: folhas amareladas indicam carência de ferro e a recuperação é difícil.

Mais espaço
Elas precisam respirar para crescer. Deixe um espaço de pelo menos um palmo entre as mudas.

Arrume o solo
Em vasos e canteiros, a terra deve estar bem fofa para facilitar a circulação de ar e a passagem de água. Coloque uma camada de cascalho no fundo do vaso para auxiliar a drenagem da água.

Paredão de plantas: muro no fundo de casa ganha solução ousada




Ao fugir das famosas trepadeiras, profissionais inovam na cobertura de muro e dão ar moderno ao jardim. Saiba também como caprichar no seu jardim.

Nada de trepadeiras. Este muro de 18 x 3,60 m, nos fundos de uma casa , ganhou uma solução mais ousada sob o comando do paisagista Gilberto Elkis: elementos vazados de concreto (39 x 19 x 14 cm, da Neo-Rex) fazendo às vezes de cachepôs. “Acomodamos os torrões com as mudas e completamos com substrato.
Nenhuma espécie precisa de poda – à exceção da tradescância, a folhagem roxa”, detalha a responsável pela execução do jardim, Ana Thereza Geribello. Um sistema de irrigação computadorizado (Easy Garden), com drenos dentro dos blocos, programa as regas. Entre a piscina e o muro, mantiveram-se as árvores existentes.

Jardim de Temperos é Ideal para Apartamentos e Locais Pequenos



Nos últimos anos, os jardins de temperos têm sido os preferidos de quem mora a metros de altura do asfalto e sente falta da terra e de plantas no lar.

Sabrina Jeha, herborista do viveiro orgânico Sabor de Fazenda, afirma que a primeira preocupação na hora de começar o jardim é a quantidade de sol que as plantas irão receber. ?O espaço não é tanto o problema, mas os temperos precisam de pelo menos quatro horas de sol por dia?.

A engenheira agrônoma e paisagista Luciana Guimarães concorda com Sabrina, mas acredita que alta luminosidade, mesmo que indireta, é suficiente. Seu jardim de pimentas dedinho-de-moça, que recebe luz através de um vitrô durante a tarde e está sempre brotando, é a prova.

Com as orientações das duas especialistas, monte seu próprio jardim:

Tamanho dos vasos ou jardineiras
Antes de plantar, procure saber de que tamanho provavelmente ficarão os temperos escolhidos. As mais de 60 espécies de manjericão, por exemplo, pedem sempre vasos com altura maior de 25 cm. Já tomilho, orégano e manjerona, ficam bem acomodados em vasos de 15 cm. Se você não possui essa informação sobre os temperos que deseja plantar, prefira vasos com pelo menos 20 cm de altura.

Plantio
A terra certa para jardim é uma mistura de 1:1:1 de: terra preta (húmus), terra vermelha e areia grossa de rio (usada em construções). A terra preta possui os nutrientes, a vermelha tem a função de reter a água e a areia melhora a drenagem. A terra mais solta e fofa é a ideal para o plantio de sementes.

Também contribuem para a drenagem: cinasita (bolinhas de cerâmica), brita, cacos de telha, pedrinhas ou bidim (manta que serve como filtro), que devem ser colocadas antes da terra, no vaso.

Vento: o outro vilão
Além da pouca exposição ao sol, outro fator que prejudica a plantação é o excesso de vento. Com exceção de tomilho, tomilho-limão, lavanda, capim-limão e alecrim, a maioria dos temperos é pouco tolerante às ventanias.

Trepadeiras, pergolados, que ainda são decorativos, ou jardineiras com suportes para a parede podem ser utilizadas para barrar o vento, desde que não comprometam a incidência de luz.

Mas se o problema for falta de sol, o cultivo de temperos ficará comprometido. Sem a luz necessária, o tempo de sobrevivência de uma muda de alecrim, por exemplo, cai de dois anos para três meses. Uma boa alternativa nesse caso são ervas medicinais como a pariparoba, mais resistentes.

Rega
A rega depende muito do tipo de vaso. Vasos de barro são mais porosos e por isso secam mais rapidamente. Para lugares de muito vento, recomendam-se vasos de resina. Eles imitam o barro e, apesar de não serem tão bonitos, são mais leves e seguram melhor a umidade. A herborista Sabrina brinca que a melhor medição para a rega ainda é o ?dedômetro?: ?coloque o dedo na terra, se estiver úmida, está bom, se estiver seca, precisa ser regada?.

Luciana chama a atenção para o cuidado com as pimentas, que não gostam de solo encharcado e para o jeito certo de se fazer a rega. ?Não se rega as folhas se a planta estiver exposta ao sol direto. A água age como uma lente de aumento e pode queimar as folhas?, explica.

Adubação
O ideal é que se adube a terra a cada 30 dias, seguindo o seguinte procedimento: coloque o adubo no solo, um pouco afastado do caule, regue logo em seguida e revolva a terra para que não haja perda por oxidação quando o sol bater. A proporção de adubo é de uma colher de café para cada vaso pequeno (15 cm X 15 cm).

Além do composto orgânico, pode-se utilizar a torta de nim ou bokachi. Deste último: uma colher de sopa para cada vaso. Outra opção é comprar terra já adubada. Mesmo um composto granulado ou em pó nunca deve ser despejado sobre as folhas. Os adubos fermentam e podem queimar a planta.

No caso das pimentas, Luciana indica um adubo com fórmula NPK 4 14 08, que possui menos nitrogênio do que sódio e potássio. Essa fórmula estimula a brotação de frutos e fortifica a raiz. O adubo pode ainda ser alternado com outro, nitrogenado, NPK 10 10 10, que fortalecerá a parte verde da planta.

Poda
Deve-se sempre evitar a presença de folhas secas na planta. Elas atraem fungos e bactérias. Mas a poda deve ser feita com uma tesoura, e não arrancando as folhas uma a uma. Cortando cerca de 5 cm das pontas, você garante que as ervas voltem a brotar.

Bar em casa dá charme à sala




Reuniões em casa pedem um cantinho aconchegante, com espaço para a música e as bebidas. O site oferece uma seleção de artigos que darão mais charme às festinhas e também sugestões criativas para montar o seu bar. Veja:

A sala ampla mistura elementos modernos e antigos. O bar se concentra na mesa de centro e é acompanhado por cadeiras baixas, compradas em um antiquário.

No canto esquerdo do bar, um reservátorio embutido mantém as bebidas geladas. Um trecho da bancada é reservada para os aperitivos. Os amigos podem se acomodar nos bancos, nas almofadas ou no sofá.

No estilo clean, o bar possui bancada, mesa lateral, armário com profundidade de 70 cm, frigobar embutido e banquetas cromadas.

Cor na decoração - vibração do azul


Esta cor lembra o céu e o mar. É uma cor calmante e por ter um efeito tranqüilizador é própria para quartos, pois ajuda no sono mais gostoso.

Na tonalidade cobalto, recria casas de estilo mediterrâneo que se harmonizam em decorações com peças em branco e madeira clara.

Pessoas depressivas em ambientes cujas paredes foram pintadas com tons de azul escuro e monocromático podem ser levadas à introspecção. Já o azul anil alegra os ambientes e o lavanda, alarga visualmente as paredes.

A decoração com um azul mais escuro transmite autoridade e deve ser usado em ambientes formais.

É uma cor indicada para quem é muito agitado, pois ativa o sono. Por outro lado, pode restaurar o equilíbrio emocional da pessoa que habita o local, pois cria um ambiente aconchegante.

Cor na decoração - vibração do amarelo


É a cor da luz, ótima para ser usada no quarto de estudo e no quarto de criança, pois traz ao ambientes muita energia e alegria. A cromoterapia diz que o amarelo é uma cor que estimula o raciocínio, é inspiradora e animadora. Ajuda no auto-controle. Em quartos deve ser usado na tonalidade clara com complementos brancos ou beges, ocres ou marrons.Esta cor é usada também em cozinhas e banheiros.

Cor na decoração - vibração do preto


Preto é a ausência de cor. É usado em pequenos detalhes. Uma decoração que usa o preto se torna sóbria, sofisticada e induz ao drama... É necessário cuidado com o uso do preto, pois esta cor pode transmitir agressividade sendo opressiva e depressiva. Bem usada traz muita classe ao ambiente.

Cor na decoração - vibração do laranja


É a cor da energia. Do amarelo traz a luminosidade e do vermelho a impulsividade. Ela combina com ambientes rústicos, potencializa a luz e valoriza as decorações baseadas em fibras naturais, couro e madeira.

Os tons mais "escuros" dão a sensação de calor e se usado em tonalidade mais suave aumenta a luz do ambiente. Fica bem em todos os cômodos e pode ser usada em qualquer estilo de decoração

É muito usada em restaurantes, e todos os negócios ligados à área de alimentação.