Saiba Quando Vale a Pena Fazer Móveis Sob Medida e Veja Dicas Para Acertar no Projeto




Fazer móveis sob medida, em marcenarias, tem suas vantagens. Mas pode ser um negócio arriscado caso você desconheça algumas informações básicas. Uma delas é a de que, nem sempre, móveis planejados são mais caros que os prontos. E, quando são, a relação custo benefício pode valer muito a pena. Outra é a recomendação do acompanhamento da "obra" por um profissional que faça a ponte entre você e a marcenaria escolhida. Nesta entrevista, o arquiteto e designer de móveis César Sanpedro dá algumas dicas para quem pretende investir em projetos customizados sem cair em ciladas.
Armários embutidos, de quartos ou cozinhas, são sempre bons de encomendar. Isso porque você pode personalizar o projeto: escolher a quantidade de gavetas, o tamanho de cada uma delas, o melhor aproveitamento do espaço que você tem em casa. Existem empresas que trabalham com módulos, com soluções-padrão. Em uma marcenaria você pode encomendar o projeto que tem na cabeça. Mas é preciso saber muito bem o que se quer. Caso contrário, essa pode ser uma empreitada frustrada.
César - Acho arriscado porque a pessoa tem de ter o acompanhamento de um arquiteto ou decorador, principalmente em trabalhos maiores. É ele quem vai traduzir o que o cliente quer para a marcenaria e apontar eventuais soluções para que o marceneiro possa executar o projeto com sucesso. Ir direto ao marceneiro é um caminho complicado, porque nem sempre ele terá condições de assessorar adequadamente o cliente. Muitas pessoas chegam com idéias lindas que viram na revista e querem reproduzir em suas casas. Mas nem sempre o projeto da revista é o mais adequado para o espaço que você dispõe. Um profissional vai alertar você antes, sugerir adaptações ou até outras idéias que podem até agradar mais, mas que por falta de informação o cliente desconhece. Neste caso, o projeto pode ficar mais caro, mas o resultado é sempre melhor porque você evita erros no final.

César - Uma das situações mais complicadas nessa área é trabalhar com a madeira maciça. Isso porque existem poucas marcenarias especializadas em uma matéria-prima realmente confiável. O que acontece muito é a marcenaria trabalhar com madeira maciça ainda úmida. A madeira maciça precisa estar muito seca para ser trabalhada e não é fácil encontrar esse tipo de matéria-prima no mercado. O resultado é que, ao trabalhar com a madeira ainda úmida o móvel pode, depois de pronto, empenar e apresentar fissuras que irão comprometer todo o projeto. É um erro achar que só a madeira maciça tem qualidade. É claro que tem, mas hoje 90% das estruturas para móveis são feitas com compensado ou MDF revestido com lâminas de madeira - e que podem ser de boa qualidade, por isso optar por uma marcenaria confiável, com referências de projetos que você tenha gostado ou boas indicações de arquitetos ou decoradores é muito importante. Particularmente, recomendo madeira maciça apenas em móveis que sofrem muito impacto no dia-a-dia, como tampos de mesas de jantar ou mesas de centro.

0 Response to "Saiba Quando Vale a Pena Fazer Móveis Sob Medida e Veja Dicas Para Acertar no Projeto"

Postar um comentário